domingo, 22 de abril de 2007

analise heuristica [V2]

análise heuristica ao site da Miscode [v2]

7. Flexibilidade e eficiência no uso

CQ: os utilizadores podem aceder aos conteúdos que mais usam através de atalhos?

EC: Não me parece que neste site este item seja de grande relevância uma vez que o site da Miscode pretende, antes de mais, dar a conhecer um tipo de serviço (s) e não ser um depósito de informação. Ou seja, o objectivo principal é promover a empresa e não ser uma espécie de portal onde o utilizador vá constantemente buscar informação. Sendo assim, não há necessidade de existirem vários atalhos para todo o tipo de informação presente neste site.
De qualquer forma, para os conteúdos que estão em constante alteração (neste caso as notícias) existem atalhos na home page. Além das notícias, existem também atalhos para os serviços prestados na empresa e para a área de clientes [talvez o atalho mais precioso do site, já que provavelmente são os clientes da Miscode que visitam o site com mais regularidade].

M: Mais uma vez sublinho que deveria existir um atalho para a opção “pedir orçamento” uma vez que o único que existe – Fale connosco - além de não ter visibilidade, implica que o utilizador execute 3 passos (logo não é propriamente atalho) e as outras formas de aceder a esta ferramenta (através dos links “empresa” e “parceiros”) também não estão muito acessíveis, já que muito dificilmente o utilizador associa estes conceitos à existência de um formulário pré definido para pedido de orçamento.


2. Compatibilidade entre o sistema e o mundo real

CQ: o sistema utiliza conceitos e linguagem acessíveis a qualquer utilizador?

EC: Em relação ao tipo de linguagem dos conteúdos, parece-me, no geral, acessível, apesar de serem usados termos demasiado específicos apenas perceptíveis por uma pequena minoria do público-alvo do site. É preciso notar que nem todos os utilizadores que procuram o site da Miscode são conhecedores deste tipo de linguagem (termos como e-business; e-commerce; B2B; entreprise…). De facto existe para grande parte destes conceitos, uma pequena explicação, contudo não me parece ser suficiente para clientes menos conhecedores do mundo do marketing.
Quanto aos elementos gráficos, o site está mapeado com associações entre os links do menu principal e pequenos elementos gráficos [quadrados com círculos]. Mapear um menu é de facto importante, no entanto neste caso parece-me que apenas confunde o utilizador. A verdade é que estes elementos gráficos não têm nenhuma relação lógica com o conceito que representam. Além disso são bastante difíceis de memorizar. Sendo assim constituem apenas ruído de comunicação, uma vez que nem sequer estão alinhados com os links que lhe estão associados, sendo muito vulgar que o utilizador aceda a determinado conteúdo por engano.

M: é importante que o utilizador perceba o sistema para mais facilmente memorizar a navegação. Neste caso, e como já referi, talvez fosse melhor eliminar os elementos gráficos, ou trocá-los por outros mais icónicos. Seria também uma mais valia para o site acrescentar uma descrição de cada um dos conceitos [mais relacionados com marketing e sistemas web] para facilitar a compreensão por parte do utilizador.


8. Design minimalista

CQ: O site contem informação ou objectos irrelevantes?

EC: como já referi noutras heurísticas, este site tem alguns elementos gráficos dispensáveis. É o caso dos já referidos objectos gráficos que servem para mapear cada um dos itens do menu. Alem disso tem também algumas animações dispensáveis, como é o caso do link “fale connosco” que, precisamente por ser animado passa despercebido como link.
Aproveito também para referir que muita da informação encontra-se em enormes blocos de texto. O utilizador provavelmente não vai ler tudo, e o facto de apenas algumas frases estarem a Bold não me parece suficiente uma vez que tendo em conta o tamanho de letra usado o destaque dado não é significativo.

M: neste caso, parece-me que seria útil, como já referi, eliminar a animação no link “fale connosco” e eliminar os elementos gráficos associados aos links do menu (ou substituir por outros mais intuitivos).
Quanto aos blocos de texto, talvez parti-los, para dar a sensação de menos conteúdo, fosse uma solução adequada.



[to be continued...]

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