quinta-feira, 15 de março de 2007

analise do site do ministerio da educação v2

[antes de mais fica aqui o endereço electronico do ministerio da educação que não escrevi no outro post].

Em primeiro lugar faço desde já uma revisão à pseudo análise anterior: ao contrário do que havia referido, neste site as tags não funcionam na totalidade, independentemente do browser ou sistema operativo. Algumas imagens, completamente dispensáveis, não têm nenhuma tag associada. A acrescentar também que depois de prestar mais atenção ao site reparei que, ao contrário do que tinha escrito no post anterior, este site tem pouca legibilidade, nomeadamente na caixa de pesquisa, onde mal se distingue a fonte branca por cima da caixa cinzento claro. O mesmo acontece na secção de notícias no canto inferior direito, onde mal se distingue as datas no fundo da página; e ainda no rodapé, na barra de ferramentas, que tem links igualmente imperceptíveis, indo assim contra a norma 3 do guia de boas praticas na construção de websites da Administração Directa e Indirecta do Estado, segundo a qual se deve procurar o contraste entre o fundo e o texto.

Como já havia referido na análise anterior, este site tem algumas falhas ao nível da informação mínima a publicar. Assim, não possui:

- FAQ´s (perguntas frequentes),
- ajuda,
- primeira visita (informação útil para quem visita o site pela primeira vez, nomeadamente ao nível de conteúdos do site, serviços, estruturação da informação ou esquema de navegação definido),
- missão de valores,
- politicas de privacidade e segurança,
- formulários para download,
- ligação para a home page do governo,
- arquivo,
- link para “voltar”.

Além disto tem também graves falhas ao nível da interactividade com o utilizador, uma vez que não tem link para sugestões ou reclamações, fórum ou chat on-line, nem newsletter, violando assim a norma 24 do guia de boas práticas supracitado.

No entanto quanto à apresentação da informação, o site possui um estilo consistente, apresentando contudo algumas falhas na medida em que muitos dos documentos são apresentados em formato PDF o que tem implicações ao nível das normas 3 e 7 uma vez que não disponibiliza nenhum link para fazer o download do software necessário para visualizar o documento, o que pode levar o utilizador a desistir de visualizar esse mesmo ficheiro.

Ainda em relação ao ponto 3, e como já referi, a utilização de imagens deve ser evitada na criação de web sites para reduzir o tempo de download da pagina. Neste site são usadas quatro imagens logo na home page. Ainda que não sejam muito pesadas, estão incluídas no site apenas por motivos estéticos, e portanto são inúteis.
Por outro lado este site respeita a norma de 800x600 [não consegui testar com a resolução 640x480] permitindo que mais pessoas tenham acesso aos conteúdos da página sem precisarem de fazer scroll na horizontal. [... tanto que neste momento tenho o site quase a entrar-me pelos olhos dentro... e ainda assim não tenho que fazer scroll na horizontal =) (que giro... a máscara do media player ocupa-me quase o ecra todo em 800x600... era capaz de me habituar a isto..lol....e isto de brincar com a resolução do ecrã vai ter que acabar porque organizar o desktop todo outra vez dá trabalho).
.
Finalmente, outro aspecto positivo neste site é a clareza da linguagem e maneira clara, simples e limpa como o site está estruturado.

segunda-feira, 12 de março de 2007

analise do site do ministerio da educação

Numa primeira e rápida análise é possivel verificar que muitas das falhas deste site encontram-se ao nivel dos conteudos obrigatorios a afixar, e portanto, são falhas graves. São exemplos a ausencia de FAQ´s; de ajuda; de missão e valores da entidade; de politicas de privacidade e segurança e do nome da entidade fornecedora do site.
Além disto não tem ligação para a home page do governo nem link para sugestões ou botão para voltar.
No entanto, ao nivel da apresentação de conteudos parece-me um site bastante claro e consistente uma vez que mantem sempre a mesma estrutura na apresentação da informação e uma vez que recorre a fontes nao serifadas e por isso mais legiveis. Ao nivel da cor parece-me que a relação fundo texto está bem conseguida, no entanto o facto de existir texto a cores tais como laranja pode trazer algumas dificuldades de leitura.

Outro aspecto positivo neste site é a utilização de codigo html e css´s.
Contudo algumas funcionalidades não estão operacionais em alguns browsers / sistemas operativos, tais como as tags.


(to be continued....)