terça-feira, 24 de abril de 2007

analise heuristica V3

analise heuristica ao site da Miscode V3

3. Controlo e liberdade do utilizador.

CQ: Os utilizadores podem fazer o que querem, quando querem?

EC: É fácil navegar neste site e procurar a informação que se pretende quando já se conhece bem o site. No entanto, pela minha própria experiência como utilizadora do site, posso dizer que para o utilizador menos experiente é algo complicado navegar no site. Existe muita informação “escondida” e inacessível por estar presente onde o utilizador não espera [tal como o formulário de pedido de orçamento estar dentro do link “empresa” e “parceiros”].
A acrescentar também que o facto de existirem imensas animações logo na página inicial [animação do cabeçalho; animação dos links “portefolio” e “clientes”; animação do link “fale connosco” e ainda as animações que acontecem on roll over no menu principal, tanto no link como no elemento gráfico que lhe está associado] são ruído de comunicação e levam o utilizador a pensar que se tratam de banners e não links.
De qualquer forma é verdade que todos os conteúdos principais da página estão disponíveis logo na home page e podem ser acedidos de várias formas, o que dá alguma liberdade ao utilizador, no entanto esses links não são intuitivos.

M: é importante que o utilizador se sinta à vontade quando está a navegar no site. O facto de ser possível aceder à mesma informação por mais do que uma forma é uma mais valia, no entanto demasiada informação a surgir em simultâneo pode prejudicar a experiência que o utilizador tem com o site, levando-o a perder-se.
Neste caso sugeria apenas que os conteúdos do site e respectivos links fossem mais intuitivos para que o utilizador não perca muito tempo a aceder a informação que não lhe interessa.
Além disso parece-me também que a pagina principal deveria ter uma aparência mais “clean” e que fossem eliminadas algumas das animações que apenas confundem o utilizador.

4. Consistência e Standards

CQ: os elementos de design tais como objectos têm o mesmo significado em diferentes situações?

EC: quanto à consistência não tenho nada a apontar. A estrutura mantem-se, regra geral, ao longo de todas as páginas. Na home page tal como nos três primeiros links do menu principal mantem-se a mesma estrutura: cabeçalho com banners e menu principal; menu de serviços do lado esquerdo; conteúdo no centro e informação e links relacionados alinhados à direita. Apenas os dois últimos links do menu principal mudam de estrutura sendo que desaparece o cabeçalho com os banners e deixa de haver menus laterais para existir apenas uma animação ao centro.
Para fortalecer a consistência existem ainda uns elementos gráficos de mapeamento associados ao menu principal. Ainda que seja mau mapeamento [como ja expliquei nos posts anteriores] é uma forma de consistência que, se optimizada, poderá ser uma mais valia para o utilizador.

M: é importante que a home page e suas ramificações tenham consistência entre elas para que o utilizador não se perca no site e para que se adapte mais facilmente à ordem dos objectos e, dessa forma, os encontre mais facilmente. Quanto à estrutura do site em causa não tenho nada a apontar. No entanto, e como desenvolvo mais à frente, parece-me importante aproveitar de forma positiva a consistência que o mapeamento pode fornecer ao site, sendo por isso necessário optimizar os elementos gráficos em causa.


6. Reconhecimento em vez de lembrança

CQ: os elementos de design tais como objectos, opções… estão visíveis? O utilizador é forçado a lembrar-se da informação de uma página para a outra?

EC: como tenho vindo a referir a disposição dos links dos dois menus principais (cabeçalho e rodapé), devido à consistência na estrutura das páginas, é bastante intuitiva, e não me parece que o utilizador tenha dificuldades em encontrar estes links. No entanto ao nível dos conteúdos do site nem sempre estão situados onde o utilizador espera encontrá-los [caso do já referido formulário de orçamento]. Sendo assim o utilizador, cada vez que navega no site, vê-se obrigado a recordar onde estava o conteúdo pretendido ao invés de lhe aceder de forma espontânea.
A acrescentar ainda a questão dos elementos gráficos associados ao menu do cabeçalho que por não serem intuitivos nem terem qualquer relação lógica com o link que representam levam a que o utilizador os ignore, desperdiçando-se assim uma forte ferramenta de usabilidade que é o mapeamento.

M: a navegação num site deverá ser feita de forma intuitiva e espontânea, permitindo que o utilizador facilmente perceba a lógica do sistema e não a tenha que decorar. O uso de conceitos e analogias ao mundo real é uma boa forma de trazer lógica para o site e facilitar a navegação no mesmo. A disponibilização dos conteúdos em locais lógicos (pedido de orçamento em “contactos” por exemplo) é também um importante passo para que o utilizador apreenda o sistema e navegue mais facilmente.


9. Ajuda os utilizadores a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros

CQ: o sistema ajuda o utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros?

EQ: não me parece que esta heurística se aplique a este web site. Em virtude do meu estágio nesta empresa e da análise que estou a concretizar, já naveguei inúmeras vezes no site e não ocorreu qualquer erro de código.

M: nada a apontar


Conclusões:

Fazendo um breve apanhado de todas as heurísticas analisadas posso identificar como principais problemas do site:

. Excesso de animações na pagina inicial;
. Falta de visibilidade de alguns links e elementos gráficos que se confundem com links;
. Conteúdos associados a menus de forma pouco intuitiva
. Conteúdos muito densos para o meio web (demasiado texto corrido)
. Mapeamento do menu principal com elementos gráficos nada intuitivos
. Não alinhamento desses elementos com os links – gera confusão no utilizador
. falta de um link “home” em rodapé para os utilizadores menos experientes.

domingo, 22 de abril de 2007

analise heuristica [V2]

análise heuristica ao site da Miscode [v2]

7. Flexibilidade e eficiência no uso

CQ: os utilizadores podem aceder aos conteúdos que mais usam através de atalhos?

EC: Não me parece que neste site este item seja de grande relevância uma vez que o site da Miscode pretende, antes de mais, dar a conhecer um tipo de serviço (s) e não ser um depósito de informação. Ou seja, o objectivo principal é promover a empresa e não ser uma espécie de portal onde o utilizador vá constantemente buscar informação. Sendo assim, não há necessidade de existirem vários atalhos para todo o tipo de informação presente neste site.
De qualquer forma, para os conteúdos que estão em constante alteração (neste caso as notícias) existem atalhos na home page. Além das notícias, existem também atalhos para os serviços prestados na empresa e para a área de clientes [talvez o atalho mais precioso do site, já que provavelmente são os clientes da Miscode que visitam o site com mais regularidade].

M: Mais uma vez sublinho que deveria existir um atalho para a opção “pedir orçamento” uma vez que o único que existe – Fale connosco - além de não ter visibilidade, implica que o utilizador execute 3 passos (logo não é propriamente atalho) e as outras formas de aceder a esta ferramenta (através dos links “empresa” e “parceiros”) também não estão muito acessíveis, já que muito dificilmente o utilizador associa estes conceitos à existência de um formulário pré definido para pedido de orçamento.


2. Compatibilidade entre o sistema e o mundo real

CQ: o sistema utiliza conceitos e linguagem acessíveis a qualquer utilizador?

EC: Em relação ao tipo de linguagem dos conteúdos, parece-me, no geral, acessível, apesar de serem usados termos demasiado específicos apenas perceptíveis por uma pequena minoria do público-alvo do site. É preciso notar que nem todos os utilizadores que procuram o site da Miscode são conhecedores deste tipo de linguagem (termos como e-business; e-commerce; B2B; entreprise…). De facto existe para grande parte destes conceitos, uma pequena explicação, contudo não me parece ser suficiente para clientes menos conhecedores do mundo do marketing.
Quanto aos elementos gráficos, o site está mapeado com associações entre os links do menu principal e pequenos elementos gráficos [quadrados com círculos]. Mapear um menu é de facto importante, no entanto neste caso parece-me que apenas confunde o utilizador. A verdade é que estes elementos gráficos não têm nenhuma relação lógica com o conceito que representam. Além disso são bastante difíceis de memorizar. Sendo assim constituem apenas ruído de comunicação, uma vez que nem sequer estão alinhados com os links que lhe estão associados, sendo muito vulgar que o utilizador aceda a determinado conteúdo por engano.

M: é importante que o utilizador perceba o sistema para mais facilmente memorizar a navegação. Neste caso, e como já referi, talvez fosse melhor eliminar os elementos gráficos, ou trocá-los por outros mais icónicos. Seria também uma mais valia para o site acrescentar uma descrição de cada um dos conceitos [mais relacionados com marketing e sistemas web] para facilitar a compreensão por parte do utilizador.


8. Design minimalista

CQ: O site contem informação ou objectos irrelevantes?

EC: como já referi noutras heurísticas, este site tem alguns elementos gráficos dispensáveis. É o caso dos já referidos objectos gráficos que servem para mapear cada um dos itens do menu. Alem disso tem também algumas animações dispensáveis, como é o caso do link “fale connosco” que, precisamente por ser animado passa despercebido como link.
Aproveito também para referir que muita da informação encontra-se em enormes blocos de texto. O utilizador provavelmente não vai ler tudo, e o facto de apenas algumas frases estarem a Bold não me parece suficiente uma vez que tendo em conta o tamanho de letra usado o destaque dado não é significativo.

M: neste caso, parece-me que seria útil, como já referi, eliminar a animação no link “fale connosco” e eliminar os elementos gráficos associados aos links do menu (ou substituir por outros mais intuitivos).
Quanto aos blocos de texto, talvez parti-los, para dar a sensação de menos conteúdo, fosse uma solução adequada.



[to be continued...]