terça-feira, 24 de abril de 2007

analise heuristica V3

analise heuristica ao site da Miscode V3

3. Controlo e liberdade do utilizador.

CQ: Os utilizadores podem fazer o que querem, quando querem?

EC: É fácil navegar neste site e procurar a informação que se pretende quando já se conhece bem o site. No entanto, pela minha própria experiência como utilizadora do site, posso dizer que para o utilizador menos experiente é algo complicado navegar no site. Existe muita informação “escondida” e inacessível por estar presente onde o utilizador não espera [tal como o formulário de pedido de orçamento estar dentro do link “empresa” e “parceiros”].
A acrescentar também que o facto de existirem imensas animações logo na página inicial [animação do cabeçalho; animação dos links “portefolio” e “clientes”; animação do link “fale connosco” e ainda as animações que acontecem on roll over no menu principal, tanto no link como no elemento gráfico que lhe está associado] são ruído de comunicação e levam o utilizador a pensar que se tratam de banners e não links.
De qualquer forma é verdade que todos os conteúdos principais da página estão disponíveis logo na home page e podem ser acedidos de várias formas, o que dá alguma liberdade ao utilizador, no entanto esses links não são intuitivos.

M: é importante que o utilizador se sinta à vontade quando está a navegar no site. O facto de ser possível aceder à mesma informação por mais do que uma forma é uma mais valia, no entanto demasiada informação a surgir em simultâneo pode prejudicar a experiência que o utilizador tem com o site, levando-o a perder-se.
Neste caso sugeria apenas que os conteúdos do site e respectivos links fossem mais intuitivos para que o utilizador não perca muito tempo a aceder a informação que não lhe interessa.
Além disso parece-me também que a pagina principal deveria ter uma aparência mais “clean” e que fossem eliminadas algumas das animações que apenas confundem o utilizador.

4. Consistência e Standards

CQ: os elementos de design tais como objectos têm o mesmo significado em diferentes situações?

EC: quanto à consistência não tenho nada a apontar. A estrutura mantem-se, regra geral, ao longo de todas as páginas. Na home page tal como nos três primeiros links do menu principal mantem-se a mesma estrutura: cabeçalho com banners e menu principal; menu de serviços do lado esquerdo; conteúdo no centro e informação e links relacionados alinhados à direita. Apenas os dois últimos links do menu principal mudam de estrutura sendo que desaparece o cabeçalho com os banners e deixa de haver menus laterais para existir apenas uma animação ao centro.
Para fortalecer a consistência existem ainda uns elementos gráficos de mapeamento associados ao menu principal. Ainda que seja mau mapeamento [como ja expliquei nos posts anteriores] é uma forma de consistência que, se optimizada, poderá ser uma mais valia para o utilizador.

M: é importante que a home page e suas ramificações tenham consistência entre elas para que o utilizador não se perca no site e para que se adapte mais facilmente à ordem dos objectos e, dessa forma, os encontre mais facilmente. Quanto à estrutura do site em causa não tenho nada a apontar. No entanto, e como desenvolvo mais à frente, parece-me importante aproveitar de forma positiva a consistência que o mapeamento pode fornecer ao site, sendo por isso necessário optimizar os elementos gráficos em causa.


6. Reconhecimento em vez de lembrança

CQ: os elementos de design tais como objectos, opções… estão visíveis? O utilizador é forçado a lembrar-se da informação de uma página para a outra?

EC: como tenho vindo a referir a disposição dos links dos dois menus principais (cabeçalho e rodapé), devido à consistência na estrutura das páginas, é bastante intuitiva, e não me parece que o utilizador tenha dificuldades em encontrar estes links. No entanto ao nível dos conteúdos do site nem sempre estão situados onde o utilizador espera encontrá-los [caso do já referido formulário de orçamento]. Sendo assim o utilizador, cada vez que navega no site, vê-se obrigado a recordar onde estava o conteúdo pretendido ao invés de lhe aceder de forma espontânea.
A acrescentar ainda a questão dos elementos gráficos associados ao menu do cabeçalho que por não serem intuitivos nem terem qualquer relação lógica com o link que representam levam a que o utilizador os ignore, desperdiçando-se assim uma forte ferramenta de usabilidade que é o mapeamento.

M: a navegação num site deverá ser feita de forma intuitiva e espontânea, permitindo que o utilizador facilmente perceba a lógica do sistema e não a tenha que decorar. O uso de conceitos e analogias ao mundo real é uma boa forma de trazer lógica para o site e facilitar a navegação no mesmo. A disponibilização dos conteúdos em locais lógicos (pedido de orçamento em “contactos” por exemplo) é também um importante passo para que o utilizador apreenda o sistema e navegue mais facilmente.


9. Ajuda os utilizadores a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros

CQ: o sistema ajuda o utilizador a reconhecer, diagnosticar e recuperar de erros?

EQ: não me parece que esta heurística se aplique a este web site. Em virtude do meu estágio nesta empresa e da análise que estou a concretizar, já naveguei inúmeras vezes no site e não ocorreu qualquer erro de código.

M: nada a apontar


Conclusões:

Fazendo um breve apanhado de todas as heurísticas analisadas posso identificar como principais problemas do site:

. Excesso de animações na pagina inicial;
. Falta de visibilidade de alguns links e elementos gráficos que se confundem com links;
. Conteúdos associados a menus de forma pouco intuitiva
. Conteúdos muito densos para o meio web (demasiado texto corrido)
. Mapeamento do menu principal com elementos gráficos nada intuitivos
. Não alinhamento desses elementos com os links – gera confusão no utilizador
. falta de um link “home” em rodapé para os utilizadores menos experientes.

1 comentário:

aldasilva disse...

Bem, o que posso dizer de quando fiz o teste ao site, na aula, é que, realmente, alguns dos links não eram muito intuitivos. Alguns eram até repetitivos, pois existiam em texto num sítio e logo a seguir em ícone.
também achei que era muito vertical, às vezes, mas não seria por aí que o site mais pecaria, porque isso às vezes é um constrangimento que vem do conteúdo que lá tem que estar, sendo difícil dar-lhe a volta.

Bom trabalho :) (ou bom baile! :P)