quarta-feira, 18 de abril de 2007

avaliação heuristica

avaliação heuristica [Nielson 94] ao site da Miscode [v1]

Hoje apenas tive tempo de avaliar 3 pontos! Amanha tento acabar, ou pelo menos avaliar mais algumas heuristicas...

1. Visibilidade do estado do sistema

Conformance Question – CQ: O sistema mantém o utilizador informado acerca do que está a acontecer com o devido feedback, num tempo razoável?

Evidence conformance – EC: ao nível da visibilidade do sistema não tenho nada a apontar, Cada vez que clicamos nalgum link temos uma indicação sonora com um “clique” que nos mostra que vamos entrar numa nova página. Alem disso, e apesar de as páginas abrirem bastante rápido, sempre que abrimos uma página mais pesada temos a indicação “loading” que nos mostra que a página está a abrir.

M - é essencial para o utilizador ter noção de como o sistema está a responder às suas acções: quando clicou em algo realmente clicavel; o que está a acontecer quando uma página demora a abrir... A este nível, e numa primeira análise, não tenho nada a apontar ao site da Miscode.

5. Prevenção de erros

CQ: o utilizador corre o risco de cometer erros?

EC: existem links neste site que não parecem links; e existem elementos gráficos que parecem links. São exemplo disso o banner “fale connosco” que parece uma animação flash e não um link (passou despercebido na avaliação com utilizadores); e existe um elemento gráfico no topo da página “Comunicação Design Sistemas de Informação” que parecem links levando o utilizador a passar o cursor do rato lá inúmeras vezes.

M: à semelhança do que já referi na avaliação com utilizadores, o banner não deveria ser animado para não ser confundido com uma animação e o elemento gráfico colocado no topo da página deveria estar noutro lugar, quem sabe por baixo do logo com menos destaque, ou então poderia mesmo ser transformado em link e levar o utilizador a uma pagina que discriminasse essas três vertentes da Miscode. Seria uma mais valia para a empresa já que o utilizador teria uma noção mais clara das várias funções da Miscode; e seria óptimo para o utilizador que deixaria de “clicar em falso”.


10. Ajuda

CQ: existe informação para ajudar o utilizador, e essa informação é facilmente alcançável?

EC: o site tem motor de busca; Faq´s e mapa de site. No entanto não tem “ajuda”. Tanto o motor de busca, como as FAQ e o mapa de site estão bastante visíveis, contudo parece-me que o mapa de site poderia estar mais discriminado. Quanto ao link para a home page que deveria existir a par das FAQ e do mapa do site, apenas é visível quando se passa o cursor do rato por cima do logo. Apesar de grande parte dos utilizadores estarem já habituados a aceder à home page através do logo, parece-me que seria útil criar um link sempre visível chamado “home” ou “inicio” para que o site fosse usável até mesmo por utilizadores menos experientes.

M: a presença de elementos de ajuda tais como o motor de pesquisa e o mapa de site são preciosos para orientar o utilizador. De facto não deveriam ser necessários, mas devem ser usados para orientar eventuais utilizadores “perdidos”. Um link para a home page claro e sempre visível é igualmente precioso para o utilizador poder navegar com mais segurança e se sentir mais à vontade, pois sabe que mesmo que se perca no site, existe um link sempre presente que o leva ao inicio.


[PS: não liguem à fantastica tradução que fiz das "conformance questions" ...]
*****

Sem comentários: