terça-feira, 17 de abril de 2007

teste de usabilidade - teste com utilizadores

Teste de usabilidade ao site da Miscode

Teste com utilizadores

Para este teste estipulei três tarefas distintas:

Tarefa nº 1

O utilizador terá que encontrar o formulário específico de submissão de pedido de orçamento à Miscode.

Passos (o caminho mais curto): Estando na home page teria que aceder a “Parceiros” e encontrava aí juntamente com os logos dos parceiros, o pedido de orçamento.

Passos (o caminho mais longo): Estando na home page teria que clicar no banner que diz “fale connosco” » Seleccionar a opção “peça proposta” e teria então acesso ao formulário.

O teste:

Utilizador número 1:
Depois de 5 cliques (um erro) o utilizador desistiu, ao fim de 4.42 min.

Utilizador número 2:
Depois de 7 cliques (um erro) o utilizador encontrou, pelo caminho mais curto, ao fim de 1.36 min,

Utilizador número 3:
Conseguiu ao fim de dois cliques, e demorou 42 segundos.

Utilizador número 4:
Ao fim de 12 cliques (2 erros) conseguiu pelo caminho mais curto e demorou 2.58 min.

Conclusões:
O balanço é negativo. A média de tempo para o utilizador encontrar este formulário é de 2.02 min.
Na realização deste teste pude anotar que o utilizador navega um pouco por todos os links, tentando perceber qual estará mais relacionado com o pedido de orçamento. Todos acederam ao link “contactos”, o que me mostrou que provavelmente este formulário deveria estar dentro dessa secção.
A anotar também que o atalho “fale connosco” presente na home page não é intuitivo uma vez que ninguém clicou nele. O utilizador número 1 referiu mesmo, depois de lhe mostrar que poderia aceder por esse atalho, que pensava que esse “link” era uma animação Flash e não um botão.

Como é óbvio qualquer utilizador poderia aceder a esta ferramenta através do motor de pesquisa, mas para isso teria que saber previamente da existência dela. Não tendo esse conhecimento, o utilizador provavelmente limita-se a enviar um e-mail à Miscode a pedir orçamento. O que a meu ver é uma perda de tempo e desperdício de recursos já que esta ferramenta simplifica todo o processo. Ou seja, se o utilizador enviasse um e-mail à Miscode a pedir orçamento para uma empresa imobiliária por exemplo, a Miscode teria que responder ao e-mail a pedir dados da empresa, limites de custos…e a empresa teria que voltar a responder. Ora esta ferramenta já implica todas as questões pertinentes para a Miscode fazer um orçamento, e desta forma simplifica a comunicação.

Sugestão:
Tendo em conta os resultados, e depois da observação que fiz durante o teste, parece-me que seria aconselhável colocar este formulário na secção de contactos com uma designação específica tal como “Formulário para Pedido de Orçamento”. Quanto ao link presente na home page terá que ser mais visível: proponho apenas que seja eliminada a animação que o link tem.

(nota: enquanto elaborava esta análise escrita fui navegando no site e só agora reparei que o formulário também está presente na secção “empresa”. Isto remete-nos mais uma vez para um erro ao nível da usabilidade uma vez que alguns dos utilizadores que testei estiveram nessa mesma secção e também não repararam no formulário.



Tarefa nº 2

O utilizador deverá encontrar as propostas de emprego e candidatar-se a Designer no Porto.

Passos: estando na home page: “empresa” » “bolsa de emprego” » “designer (porto)” » “candidatar-se a Porto”

O teste:

Utilizador número 1:
Para executar o primeiro passo precisou de dois cliques, conseguindo depois terminar a tarefa com sucesso. Demorou 2.40seg.

Utilizador número 2:
Conseguiu aceder com sucesso (com cliques acertados) em 45 segundos.

Utilizador número 3:
Demorou 1 minuto. Para executar o primeiro passo precisou de 3 cliques (dois falhados) mas depois conseguiu executar a tarefa com sucesso.

Utilizador número 4:
Precisou de 6 cliques (1 erro) para executar o primeiro passo e no segundo passo precisou de dois cliques. Demorou 1.25seg


Conclusões:
A média de acesso ao conteúdo pretendido foi de 1.30min. Mais uma vez notei que o utilizador anda um pouco à deriva na home page a procurar qual o link que será mais indicado para o conteúdo pretendido. No entanto, comparando com a primeira tarefa o acesso a este conteúdo é nitidamente mais fácil.

Sugestão:
Poderíamos melhorar a usabilidade ao nível deste conteúdo se fosse colocado na home page um link para “recursos humanos” ou se incluíssemos esta informação no menu “contactos” com a mesma descrição: “bolsa de emprego”.



Tarefa nº 3
Aceder a todo o directório de notícias da Miscode.

Passos: (caminho mais curto): estando na home page o utilizador teria que clicar num dos banners de noticias em “ver todas”
Passos: estando na home page: “empresa”» “notícias”

O Teste:

Utilizador número 1:
Demorou apenas 20seg e foi pelo caminho mais curto.

Utilizador número 2:
Demorou apenas 25seg e também conseguiu aceder pelo caminho mais curto.

Utilizador número 3:
Conseguiu aceder pelo caminho mais longo em apenas 27 segundos.

Utilizador número 4:
Demorou apenas 10 segundos pelo caminho mais curto.

Conclusões:
Ao contrário do que pensava este conteúdo até foi bastante acessível. Das três tarefas foi a mais fácil.
Quando me testei a mim própria, antes de propor esta terceira tarefa, tentei aceder às noticias pelos banners da home page, e em vez de clicar em “ver todas” cliquei em cima do próprio banner, o que me remetia para a pagina dessa noticia em concreto e não para o directório de noticias.

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Em jeito de conclusão, resta dizer que o utilizador numero 1, enquanto navegava na home page referiu que pensava que o conteúdo no topo da pagina “COMUNICAÇÃO DESIGN SISTEMAS DE INFORMAÇÃO” fossem links e não apenas elementos gráficos. Pude verificar isso com os restantes utilizadores ao reparar que passavam o cursor por cima desse elemento gráfico várias vezes

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