sábado, 24 de março de 2007

Analise do site do ISEP v2

Antes de recomeçar esta segunda análise do site do ISEP, importa dizer que, estranhamente, no meu computador (e sim, estou a usar Opera e Jaws, tal como na faculdade) os atalhos “G” para fazer desaparecer as imagens, e “CTRL+G” (para navegar sem tabelas) não funcionam. Em vez disso abrem uma janela de “localizar”.
De qualquer forma, é possível, através do menu “ver” escolher essas funções para testar o site.

Assim, e após uma segunda análise (agora a solo =P) deste site posso dizer que, quanto a mim, os maiores erros estão ao nível:

. Da criação de diferentes sites para diferentes necessidades (uma versão flash e uma versão html);
. Do uso de tabelas erradamente;
. Das imagens que funcionam como links mas que não tem atributo Alt;
. Da utilização de elementos flash.

Sendo assim, e agora de forma mais detalhada, podemos ver que na primeira página estão disponíveis duas versões do site: uma em flash e outra em html.
Como já tinha referido no post anterior isto vai de todo contra o design inclusivo e universal.
Alem disso nem sequer é possível, para um invisual por exemplo, aceder à versão html uma vez que este menu inicial está organizado numa tabela.
Isto é um grande erro na medida em que o leitor de ecrã (neste caso o Jaws) lê a tabela linha a linha, distorcendo desta forma a informação que se pretende transmitir, já que a leitura, neste caso, para ser coerente, deverá ser feita na vertical e não na horizontal. Daí que quem entra neste site e começa a navegar com a ajuda de um leitor de ecrã, não consegue saber qual dos botões “entrar” é o link para a página html.
Se fizermos “ver » estilo » desactivar tabelas” vemos o quão ridícula e incoerente fica a formatação.



O uso de tabelas mantem-se ainda em algumas páginas internas distorcendo a informação. Teria sido muito mais inteligente usar notação e folhas de estilo para posicionar os elementos do layout.

Ainda na primeira pagina, podemos apontar mais uma falha de prioridade de nivel um: logo na pagina inicial tem uma imagem que serve como link para a pagina do IPP (instituto politecnico do porto) e que por não ter atributo "alt" o leitor de ecrã não lê. Assim ao navegarmos por links (tecla A), quando essa imagem é seleccionada não há indicação nenhuma. O mesmo acontece com mais uma imagem (link para a empresa responsável pelo desenvolvimento do site) que apesar de ter uma tag não tem atributo alt, e por isso, mais uma vez, ao navegarmos por links esse passa despercebido. [note-se que nas paginas internas, o próprio link para as normas de acessibilidade não tem atributo alt!!].

Finalmente ainda na primeira página existem dois elementos em flash (post it e menu “entrar” do lado direito) sem conteúdo alternativo que substitua esta funcionalidade. Ora, tendo em conta que, pelo menos o “post it” tem informação considerada importante, isto é uma falta grave. Além do mais este elemento flash serve também como link para os assuntos que anuncia, privando desta forma os invisuais [ou qualquer pessoa que por algum motivo prefira navegar pelo site através de um leitor de ecrã] dessa informação.

Estes dados pude obter através de uma avaliação manual utilizando, como já referi, o browser Opera em conjunto com o leitor de ecrã Jaws.

No entanto ferramentas como o Hera ou o Examinator permitem fazer uma avaliação automática e mostram mais alguns erros.
Para esta análise usei o Hera, o Examinator e o W3C markup validation service que detectou 25 erros ao nível do código fonte (por exemplo a falta de atributos como width, height, quality…) bem como o uso de uma versão HTML (html 4.0) desactualizada.

[..e vou dormir = ... to be continued..]

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